O candidato do PDT à Prefeitura de Curitiba, Goura, tem projetos para investir na integração dos diferentes modais de transporte na cidade, com uma atenção especial para os ônibus e as bicicletas.
“Precisamos investir na intermodalidade. O benefício é ter uma cidade menos congestionada e menos motorizada. Que se veja a bicicleta como uma aliada na mobilidade, no transporte em trajetos de até sete quilômetros, em média. A bicicleta é mais rápida e proporciona economia e saúde”, disse Goura.
Durante a campanha, o candidato pegou um ônibus no Pilarzinho e foi até o Bairro Portão, onde percebeu que nos terminais, em plena pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Curitiba não disponibilizou material básico aos usuários do transporte coletivo, como álcool gel.
O candidato, ao chegar no Portão, fez caminhada com o jornalista e praticante de corrida de rua Angelo Binder, do Movimento 078.
Goura e Binder chamaram a atenção para o crescimento desordenado na Região do Portão e isso se refletiu na saturação do serviço de transporte coletivo e na piora do trânsito, com congestionamentos, nos horários de pico.
“Esses problemas se agravam nas proximidades dos centros comerciais e do Terminal de ônibus do Portão”, disse Binder. Eles ressaltaram a importância de investimentos alternativos para facilitar a circulação de pedestres e ciclistas.
“A reforma de calçadas cria incentivo e melhora ao deslocamento a pé. A instalação de paraciclos nos terminais permite a integração dos modais bicicleta e ônibus. São ações simples que facilitam a mobilidade ativa”, afirmou Goura.
Ele lembrou que a integração intermodal pode funcionar perfeitamente em Curitiba. “84 por cento do território de Curitiba é plano, ou seja, propício ao uso de bicicleta.”