3 momentos em que Curitiba revolucionou no urbanismo
Curitiba é uma cidade pioneira em inovações urbanas. Separamos três momentos históricos para o urbanismo da cidade: Na década de 1970, tivemos rua fechada para dar lugar a considerada por muitos a primeira rua exclusiva para pedestres do Brasil - a Rua XV de Novembro; o sistema integrado de transporte coletivo, repetido em outras cidades […]

Curitiba é uma cidade pioneira em inovações urbanas. Separamos três momentos históricos para o urbanismo da cidade:

  • Na década de 1970, tivemos rua fechada para dar lugar a considerada por muitos a primeira rua exclusiva para pedestres do Brasil - a Rua XV de Novembro; o sistema integrado de transporte coletivo, repetido em outras cidades do Brasil, com as vias exclusivas de ônibus, foi trazido na mesma década.
  • No dia 22 de setembro de 1974 foi inaugurado o tráfego de coletivos em vias exclusivas (os chamados ônibus expressos), mundialmente conhecido por Bus Rapid Transit (BRT - Trânsito Rápido de Ônibus), tornando Curitiba a pioneira neste modelo de gestão de transporte urbano. Ambas transformações nas gestão do arquiteto Jaime Lerner na Prefeitura de Curitiba.
  • E mais recentemente, em 2014, na gestão de Gustavo Fruet, tivemos a adoção de vias e áreas calmas e compartilhadas nas regiões centrais da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *